Há 15 anos um punhado de gente começou a escrever a história do Orgulho LGBT+ na cidade do Porto e no país. Gisberta Salce Júnior tornou-se o Megafone da luta pela visibilidade. Este ano, ficamos em casa, mas afirmamos a nossa voz. Sem vergonha de quem somos, em união, continuamos a celebrar.
No dia 4 de julho (15h-23h30) a MOP (Marcha do Orgulho Porto) apresenta um PROGRAMA ONLINE público com a participação dos vários coletivos e associações, e de algumas personalidades da cultura e da música (concertos, performances e curtas metragens). Haverá também a participação de Pedro Abrunhosa com a música de homenagem a Gisberta Salce Júnior.
No dia 4 de Julho, representantes das associações e coletivos vão percorrer simbolicamente o percurso dos anos anteriores da Marcha do Orgulho (Praça da República, Viaduto Gonçalo Cristovão, Rua Santa Catarina, Praça D. João I, Avenida dos Aliados). Neste percurso foram colocadas diversas referências à história da Marcha do Orgulho como cartazes, faixas, fotografias e outros elementos artísticos.
Durante o dia 4 de julho, através das diversas intervenções online, a MOP irá promover uma angariação de fundos para a Casa Arco Íris da Associação Plano I e a associação SOS Racismo.
Inauguram esta iniciativa com uma campanha online sobre os 15 anos de Marcha do Orgulho LGBT+ do Porto e os avanços sociais dos direitos das pessoas Lésbicas, Homossexuais, Bissexuais, Trans e Intersexo.
Podem consultar o vídeo:

0 Comments