PRIDE PRIDE PRIDE. Junho foi o mês do orgulho gay. Mais do que uma festa ou marcha: Gay Pride é um movimento positivo, uma celebração da opção de escolha! Ser quem somos. Mas passado este mês, ou qualquer celebração, voltamos a esquecer que a luta pelos direitos iguais deve ser uma luta constante e bem presente no nosso dia a dia e no dia a dia de todos.
A luta que se reflecte em pequenas coisas, em pequenas acções, não só com nós próprios mas com toda a comunidade LGBT.
A eleição atual brasileira assusta-nos, com a vitória de Jair Bolsonaro a provocar um retrocesso na vida LGBT e na base dos direitos da vida humana.
A actriz Ellen Page, conhecida pela causa LGBT é a protagonista de uma das novas séries para o canal Viceland. Teve início em 2016 e conta já com duas temporadas.
É também num dos episódios, filmado no Brasil, que Ellen entrevista Jair Bolsonaro.
GAYCATION é um documentário em que Ellen e o melhor amigo (Ian Daniel), acompanhados de uma pequena equipa, viajam pelo mundo para explorar a vida LGBT em vários países do mundo. Mostra-nos por exemplo, uma perspectiva real e intimista do que é ser Gay no Japão e na Jamaica, que existem lugares onde há ainda tanto a fazer.
E se temos a sorte de viver na Europa, num país onde ‘its ok to be gay’, temos também um papel, uma responsabilidade social em tornar a sociedade mais humana, um bem comum, para todos nós e para os outros, que depois de nós virão.
por Bruno Fernandes
0 Comments