Agora o casamento igualitário é legal em qualquer país do Reino Unido.
Após 5 anos de espera, o casamento entre pessoas do mesmo sexo finalmente foi legalizado na Irlanda do Norte. Desde 13 de janeiro de 2020, casais podem registar-se para realizar a união. Para aqueles que já eram casados noutro país, a união passa a ser reconhecida na Irlanda do Norte. O Northern Ireland Office deve iniciar uma consulta, ainda este ano, sobre a conversão de união civil para casamento e sobre qual o papel das igrejas nesse processo.
Num comunicado, a organização Love Equality Campaign for Marriage Equality afirmou que a legalização é “o culminar de cinco anos de campanha pelo casamento igualitário e marca um enorme passo adiante para as pessoas LGBT+ na Irlanda do Norte”.
A organização observou que ainda há problemas a serem superados. “No entanto, comemoramos essa notável conquista com milhares de pessoas que fizeram as suas vozes serem ouvidas e exigiram mudanças, apesar das muitas barreiras colocadas no seu caminho. A nossa campanha pela igualdade no casamento não terminará até que todos na Irlanda do Norte tenham o mesmo direito de se casar com a pessoa que amam”.
Com esta mudança, o casamento igualitário agora é legalizado em todo o Reino Unido, já que as outras localidades da nação já haviam legalizado o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2014. A Câmara dos Comuns na Irlanda do Norte votou pela legalização em julho 2019, mas a mudança poderia ter sido anulada. O prazo terminou em outubro do mesmo ano. Desde então, os legisladores tiveram que reformar as leis e fazer uma votação adicional para pavimentar o caminho para que tudo isso se tornasse realidade. O prazo para essas reformas foi o dia 13 de janeiro de 2020.
0 Comments